Você está pensando em mudar a cor da sua casa e quer executar a pintura por conta própria? Saiba que, antes disso, você vai precisar preparar a superfície para garantir um bom acabamento e isso inclui saber como aplicar massa e também como lixar parede.
Ao lixar a parede, você elimina imperfeições e permite que a tinta seja aplicada corretamente. Se você não tem ideia de como isso pode ser feito, não se preocupe. Nós te explicamos o passo a passo para preparar a parede para pintura.
Acompanhe e aprenda em detalhes como lixar parede!
Uma parede que já foi pintada algumas vezes e que ainda tem resto de tinta precisa ser preparada antes de receber uma nova pintura. Da mesma forma, uma parede nova que foi apenas rebocada e ainda não foi pintada também precisa de tratamento.
O objetivo da preparação é limpar a superfície, retirar restos de outros acabamentos e deixar a parede pronta para receber a tinta. Se você quiser um acabamento liso, precisará também aplicar massa corrida. Mesmo quem deseja um acabamento mais rústico não vai fugir da tarefa de lixar parede.
Essa etapa é fundamental para garantir boa aderência da tinta, durabilidade e, principalmente, bom efeito visual. Se você não lixar a parede antes de pintar, a tinta vai descascar em pouco tempo e o as deformações da cobertura da parede ficarão visíveis. Imagina só que horror!?
A pintura é o acabamento, isto é, a última etapa. Para que ela seja bem-sucedida, a preparação deve ser impecável. Antes de começar a aprender como lixar parede para pintar, separe as ferramentas!
1. Limpe a parede usando uma vassoura, pano, detergente, ou outro material de limpeza de sua preferência.
2. Verifique se há infiltrações. Se houver, resolva esse problema antes de prosseguir para que você não perca seu trabalho.
3. Cheque se há buracos ou furos na parede. Se houver, cubra com massa corrida e espere secar.
4. Se a parede já possui um pintura e há muitas irregularidades ou ela está descascando, você deve retirar o excesso de material com uma espátula ou uma lixa mais robusta, como a lixa ferro.
5. Agora, é hora de lixar a parede pela primeira vez utilizando uma lixa mais grossa, por exemplo, de gramatura 100. Faça movimentos circulares e remova o excesso de reboco ou da pintura antiga.
6. Caso a parede tenha sido pintada e ainda está no reboco, você deve primeiro aplicar o selador e esperar o tempo recomendado pelo fabricante. Agora, se a parede já foi pintada alguma vez, você pode pular essa etapa.
Se você quiser um acabamento rústico, o processo acaba aqui e você já pode aplicar a tinta. Mas, se preferir um acabamento liso, siga os próximos passos.
1. Utilizando a espátula e a desempenadeira, aplique uma mão de massa corrida e espere o tempo de secagem conforme indicação do fabricante. Lembre-se que a massa acrílica é usada em ambientes internos ou externos e a massa PVA apenas em ambientes internos secos.
2. Depois que a massa estiver seca, lixe a parede utilizando uma lixa média, por exemplo, de gramatura 150. Faça movimentos circulares e tente utilizar a mesma força em todas as áreas da parede.
3. Aplique uma segunda demão de massa corrida e, novamente, espere o material secar.
4. Lixe a parede utilizando uma lixa mais fina, como a de 220. Essa segunda vez é ainda mais importante, pois será a última. Da mesma forma, faça movimentos circulares com força e velocidade constantes.
5. Utilize a lâmpada para checar a qualidade da superfície e continue lixando até que a parede esteja uniforme, sempre fazendo movimentos circulares.